Nesta postagem estão somente as formas diferente de deslocamento- mais conhecidas
na educação infantil como os trens. Durante este projeto, pedi para a professora titular sempre me esperar dentro da sala para poder ter todo o percurso da sala até o espaço de aula. Os links de cada vídeo, estão nos nomes de cada trem.
Trens:
a) Serpente: me inspirei em um jogo de origem indígena
(não lembro onde eu li, desculpe) que transformei, neste projeto, em uma das
formas de deslocamento da sala de aula até o espaço da minha aula. Primeiro todos
ficam em fila, depois agacham e agarram a cintura do colega da frente; de
cócoras vão andando ao som da primeira parte da música da serpente (a música
utilizada para acompanhar é ”a história da serpente”, esta música tem variações,
escolhi uma e adaptei um pouquinho para meus objetivos). Primeira parte:
“Esta é a história da serpente,
Que desceu o morro
Para procurar
Um pedaço do seu rabo”
Na segunda parte da música, todos ficam em
pé com as mãos nos ombros dos colegas.
“XXXXXXXX (nome do primeiro da fila) também
(estalar a língua duas vezes),
YYYYYYYYY (nome do segundo da fila) também
(estalar a língua duas vezes)
Pertence a esse rabão.
FFFFFFFFF (nome do terceiro da fila) também
(estalar a língua duas vezes),
GGGGGGGG (nome do quarto da fila) também
(estalar a língua duas vezes)
Pertence a esse rabããããããããooooo”.
Agacha de novo e tudo acontece mais uma
vez, incluindo agora o nome do quinto, sexto, sétimo e oitavo aluno da fila e
assim por diante a prof vai falando o nome de todos que estão participando.
b) Três porquinhos: descobri uma musiquinha
muito legal dos três porquinhos e o lobo da tia Cris, no youtube (tem vídeo tb)
e criei um trem para esta música. Três crianças são chamadas pelo nome dos
personagens (Prático, Heitor e Cícero) e formam um trio, um ao lado do outro de
mãos dadas. Outro trio de porquinhos atrás e assim até não restar nenhum aluno,
caso não feche somente trios, os dois ou um que sobraram, vem para frente do
trem. Agora, quem está nas pontas tem uma mão sobrando e esta vai em cima do
ombro do colega da frente. Então teremos um trem conectado pela mão de fora de
cada trio e um colega do meio agarrado na outra mão dos alunos das pontas. A
prof. conduz segurando as mãos das pontas do primeiro trio (se fechar o número
de alunos) ou segurando as mãos da dupla ou somente de um aluno. Não vou
colocar toda a música pq é longa, mas as crianças adoram, é quase “viral”. Em
outros projetos, criei movimentos para cada parte da música e todos adoraram.
c) Caracol: outra musiquinha fofa que
encontrei no Youtube (tem vídeo tb). O primeiro aluno do trem deve ficar de
lado para a prof, quando o segundo aluno é chamado, deve dar uma de suas mãos
para o primeiro (lembrando que suas barrigas devem apontar para o mesmo lado) e
assim até todos estarem de mãos dadas. Aí a prof deve explicar que cada um só
pode se mexer se seu colega do lado o puxar, começando com a prof. puxando p
primeiro, o primeiro puxando o segundo, o segundo puxando o terceiro, etc.
Ninguém pode andar para frente, é só de lado. A prof. conduz todos a virarem e
desvirarem o caracol (como na quadrilha) até chegar no espaço da aula.Também
não vou descrever esta, tem o youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário