segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Projeto sobre Cooperação


Acho que sofro do mesmo problema da maioria dos meus colegas de profissão (segundo relatos dos mais conhecidos), "ESCREVER". Mas, mesmo assim, deixo um pouquinho do meu trabalho, esperando que este estimule reflexões e, mais tarde, retorno positivo ou negativo (por favor), mas sempre com muita educação.



PROJETO COOPERAÇÃO NA ESCOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA



Tema: Compartilhando movimentos

Turma: mais ou menos 3 à 4 anos (MIII ou MII, conforme a escola)
Período: segundo semestre (aula uma vez por semana)
Professora: Ana Paula



Justificativa:

Em nossa sociedade, a competição tem relativa importância em todas as áreas da nossa vida, principalmente nos momentos de lazer familiar que envolvem movimento. Para os adultos, o lazer (envolvendo movimento), na maioria das vezes, acontece associado a disputas, com grande valorização da vitória. O futebol (paixão nacional) está no contexto da maioria dos lares do nosso país e é um ótimo exemplo de lazer aliado ao movimento que envolve toda a família em momentos de descontração e divertimento tanto passivo (torcer) quanto ativo (grupos que se reúnem para jogar). E é neste contexto que nossas crianças vão crescendo e aprendendo. Cada vez mais, as crianças estão em meio a uma enxurrada de momentos competitivos, com a supervalorização do ganhar ou ser o primeiro, como também, a desvalorização dos momentos de cooperação, através da falta de empolgação, motivação e ânimo dos adultos frente a estes momentos. Com isso, as crianças se desinteressam pelas vivências com interação e deixam, na maioria das vezes, de exercitar ações de colaboração. Em consequência á falta de prática em colaborar e do desinteresse por esta forma de jogar, vem à dificuldade da criança em lidar com situações durante as brincadeiras cooperativas, necessitando muitas vezes, da intervenção de um adulto para resolver “problemas”, que poderiam nem existir se houvesse uma intenção maior da criança de brincar “com” e não “contra”, buscando o divertimento coletivo e não individualizado.


Objetivo Geral:

         Cooperar com os colegas, valorizando as interações e buscando o divertimento coletivo.


Objetivos Específicos:

Cooperar durante as atividades;
Trocar experiências corporais com os colegas;
Harmonizar seu corpo dentro das atividades;
Manifestar valores de confiança, respeito mútuo e paz durante as atividades;

Familiarizar-se ao conjunto de regras e estratégias envolvidas em jogos pequenos a partir de uma experiência cooperativa;
Perceber a estrutura de um jogo e respeitar suas regras;

Desenvolver as habilidades motoras fundamentais locomotoras, manipulativas e estabilizadoras.

Aprimorar suas percepções de espaço, tempo e direção.

Desenvolver o freio inibitório.

Expressar sua compreensão das atividades e manifestar sua opinião sobre as mesmas.



Atividades:

         Jogos, brincadeiras e atividades que valorizem o trabalho cooperativo de duplas, trios, pequenos grupos e grande grupo.


Materiais Utilizados:

Bolas, arcos, cordões, cadeiras, papeis, giz, tecidos, entre outros.


Avaliação:

Avaliação contínua do grupo e individual.


Principais Referência:

BROTTO, Fábio Otuzi. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Campinas, SP: [s.n.], 1999.

CORREIA, Marcos Miranda. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. Campinas, SP: Papirus, 2006.

FRIEDMANN, Adriana. A arte de brincar. São Paulo: Scritta, 1995.

GALLAHUE, David L. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. – 3.ed. – São Paulo: Phorte, 2005.

GARCIA, Rose Marie Reis. Brincadeiras cantadas. Porto Alegre: Kuarup, 1988.

ORSO, Darci. Atividades recreativas: resgatando o prazer de brincar. -2.ed.- (Sem cidade ou editora), 1998.

SOLER, Reinaldo. Brincando e aprendendo com os jogos cooperativos. -3.ed.- Rio de Janeiro: Sprint, 2011.

YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas escolas e clínicas. São Paulo: Ágora, 1996.

 E MINHAS VIVÊNCIAS.



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